O Pacífico norte mexicano

Meu destino era Bucerías, mas para chegar lá teria de passar por Puerto Vallarta, um balneário muito turístico. Em Bucerías, ficaria hospedado pelo Couchsurfing e de lá depois iria para Sayulita. Fiquei na casa de Susana, que lá morava com sua mãe Sandra e sua filha Edme.

IMG_6510

Bucerías é também um balneário, mas muito tranquilo. Não chega a ser também um povoadinho, mas uma pequena cidade, onde predomina um ambiente de descanso para terceira-idade. O Oceano Pacífico com suas águas escuras, costuradas por revoadas de pelicanos em sua pescaria rotineira, era o cenário típico daquela região. Ali se pode passear tranquilamente sem as badalações de balneários agitados.

IMG_6529

 

IMG_6528

Um acontecimento engraçado foi num dia em que fui tomar banho de mar e ao sair da água, encontrei um nativo enterrando um grande baiacu na areia. Vendo aquela cena, parei a seu lado, me agachei e comentei: “Que gran pez globo, ahn?” O cara, que tava compenetrado em sua missão, se voltou para mim, mas logo desviou o olhar e se concentrou mais ainda na tarefa. Achei esquisito, mas depois de um instante, verifiquei que estava trajando uma sunga, que nas nossas praias brasileiras são tão comuns, mas lá só são trajadas por gays… ou viajantes brasileiros incautos ou ousados.

IMG_6652

IMG_6672

Além de meus passeios solitários, fui à praia também com a alegre companhia de Susana e Edme. Lá tomamos água de coco e comemos manga com pimenta (!). Sou pimenteiro nato, mas essa galera pira nessa história… Numa outra ocasião, ainda fui com Susana até Sayulita dar um rolezinho na praia. O lugar é menor que Bucerías e tem mais uma vibe de balneário alternativo para surfistas e outras tribos de jovens. As praias são mais bonitas e tem boas ondas.

IMG_6617

IMG_6583

IMG_6589

Naquele dia só somos visitar Sayulita, mas depois voltei e pra ficar por lá uns dias. Consegui inclusive hospedagem pelo Couchsurfing com um canadense que tava passando um tempo por lá. Seu nome é John e alugava uma casinha por alguns meses. Um grande figura também vagando pelo mundo. Ficamos de rolé pelo agradável povoado durante alguns dias. Lá descobri que no México também tem jaca! Apesar de que depois descobri que também só tinha mesmo por aquela região…

IMG_6694

IMG_6716

Em outra ocasião, fui novamente testado quanto aos meus costumes. Resolvemos ir à praia de rolé. Mas quando comecei a vestir a sunga (dessa vez não estava mais sendo incauto quanto aos costumes locais, mas ousado), John logo ficou constrangido e foi dizendo que não iria comigo se fosse usar aquilo… achei engraçado e ainda dei uma zoada, mas o cabra realmente estava preocupado com aquilo. Então deixa a idéia da sunga de lado e vesti minha bermudinha tactel mesmo.

IMG_6717

IMG_6743

 

Deixe um comentário

