Um Jardim no deserto – 19 a 20 de Fevereiro de 2013

Cheguei a San Luis Potosi logo no fim da manhã e fui entrar em contato com minha anfitriã na cidade. Quando havia feito comentários no grupo da cidade no site Couchsurfing, recebi dois convites. Aceitei o de uma menina chamada Glória. Combinamos de nos encontrar no centro, pois ela estuda por lá, mas como ela iria demorar um pouco mais, pedi para que guardassem minha mochila num restaurante e fui dar um rolé no centro histórico.

Juan del Jarro

Juan del Jarro

Comecei visitando umas igrejas. Fui primeiro na Igreja del Carmen, um belo exemplo de barroco espanhol, com grande complexidade e extravagäncia em toda a ornamenteção. Não é tão denso quanto alguns exemplos mais representativos do barroco brasileiro, mas ainda assim toda a trama de arabescos é bem intrincada. E outro traço muito interessante é a presença de elementos ornamentais de origem ameríndia na decoração tanto do interior como da fachada. Outra igreja onde entrei foi o Templo de San Agustín. O interior deste tinha mais influências rococó, mas também com muitos traços do barroco. Aliás, uma marca interessante deste tipo de barroco hispânico que encontramos no México é o colorido das fachadas, que são muito mais ousadas do que as que encontramos aqui no Brasil, com o padrão tradicional de cantaria e reboco. A grande maioria das igrejas que vi pela cidade apresentam muitas cores fortes, como vermelho e amarelo.

IMG_6360

Templo de San Agustín

Templo de San Agustín

Continuei o rolé pelas ruas marcadas pelo casario predominantemente de estilo colonial espanhol (umas paradas tipo filmes do Zorro), mas também com algo de neoclássico. Outro ponto bem interessante é a Calzada Guadalupe. A Calzada, ao contrário do que possa parecer para nós, lusófonos, não é uma calçada, mas uma espécie de boulevard. Ao longo dela há vários monumentos, com destaque para algumas estátuas em homenagem a figuras típicas do passado colonial da cidade, como é o caso do “aguadero” (pessoas que traziam os jarros com água que abasteciam a cidade). A Calzada termina de frente para imponente Basílica Menor de Guadalupe.

Calzada Guadalupe

Calzada Guadalupe

Basílica de Guadalupe

Basílica de Guadalupe

E como falamos em água, é bom lembrar que San Luis está localizada no centro do México, em uma zona bem árida. Inclusive próximo à cidade se encontra o conhecido povoado Real de Catorce, situado num deserto. O lugar já um dos maiores focos de exploração de metais preciosos nos tempos da colônia na América Espanhola, mas hoje é conhecido pelos rituais com peyote (uma planta de poder, um cactus com propriedades alucinógenas), ministrados por xamãs. Não cheguei a visitar esse povoado dessa vez… quem sabe na próxima!

Parque Tangananga

Parque Tangananga

Encontrei com Gloria mais tarde e fomos para sua casa, que divide com uma amiga. Preparei uma janta e conversamos até dar sono. No dia seguinte, bem de manhã cedo fui ao Parque Tangananga, que fica bem ao lado da casa. É o segundo maior parque urbano do México, com vastos gramados e uma grande rede de caminhos por entre o bosque.

Centro de Artes de San Luis Potosi

Centro de Artes de San Luis Potosi

IMG_6453

À tarde voltei ao centro, onde visitei mais algumas igrejas e continuei a exploração pelas ruas do centro histórico. Parei na Plaza Aranzazu, onde consegui wi-fi gratuito. Aliás, a plaza vale a pena ser visitada por muito mais que a internet grátis! Voltei ainda á Calzada Guadalupe, onde visitei o Centro de Artes de San Luis Potosi, um grande espaço com obras surrealistas e de estilo contemporâneo espalhadas por todos lados.

IMG_6456

À noite mesmo tomei um ônibus para Puerto Vallarta, de onde iria para os povoados praianos de Bucerias e Sayulita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s