23 a 28 de Janeiro de 2013 – O Pacífico à vista!

Em Santa Bárbara, tinha contato de duas amigas, Lara e Marcella, que já haviam ficado na minha casa, no Rio. Aliás, foi com elas aqui em casa que rolou uma gravação de entrevista para o Fantástico, mostrando como funcionava o Couchsurfing. Por lá também conhecia o Mohamed (que também já havia sido meu hóspede), mas como já vimos, estava de rolé em New Orleans, onde o encontrei poucos dias antes. Em Santa Bárbara, ele morava num ônibus escolar, mas não foi dessa vez que me hospedaria no palácio ambulante. Então o plano passou a ser ficar apenas com as meninas.

Do alto no avião, passei por paisagens impressionentes de desertos, montanhas e canyons no interior dos EUA. Enquanto avançava em meio àquela imensidão, o sol também e o crespúsculo tingia toda aquela pintura lunar de alaranjado até lentamente despejar o preto sobre tudo. Cheguei ao aeroporto de Los Angeles à noite e já começou o problema. Minha mochila não apareceu e então fui reclamar no escritório da companhia, a US Airways. Tive de esperar pelo vôo seguinte, onde viria minha bagagem e fiquei lá pelo saguão acessando a internet… tava começando a entender a mensagem de que essa de voar não era meu caminho. E além disso, minhas economias já estavam se torrando. Quando chegou a mochila, peguei um ônibus que levava a um terminal em Santa Bárbara. Lá chegando, já era tarde da noite e chamei um taxista indicado por Lara. Cheguei à casa delas, onde moravam com outras meninas e finalmente descansei.

No dia seguinte, fui ao centro e dei uma volta pelas ruas. É uma cidade confortável com alguns traços da arquitetura colonial espanhola. Na verdade, a maior parte das construções é moderna e apenas com inspiração colonial e abrigando estabelecimentos comerciais modernos ou até luxuosos. Parecia parte da identidade da cidade esse perfil meio Ipanema, só que com um visu retrô. Prolonguei meu passeio até a praia, onde fiquei observando uns pássaros curiosos que vi por lá e fiquei caminhando a esmo. Ao final do passeio pela praia, entrei por algumas ruas e encontrei um mercadinho de orgânicos, comprei alguma coisa e corri pra pegar o busão, pois o último saía às 19h. À noite saímos para umas discotecas e bares.

Neste dia fomos de carro com Mel, uma amiga das meninas, até a universidade e fomos caminhando pela vegetação costeira. Tivemos de pular uma grade pra entrar na área. Depois fomos pelos prédios da universidade, pois elas tinham algo a resolver por lá. Aproveitei e fui acessar a internet nos computadores que ficam disponíveis aos estudantes. Ao chegarmos, fizemos um jantar para os amigos.

Também fomos uma boa galera de rolé a uma famosa igreja católica remanescente da época do domínio espanhol, a Misión Santa Barbara, uma bela igreja de estilo colonial. Parece que foi destruída umas duas vezes por terremotos (o último no início do século XX). Pode-se notar que foi reconstruída, pois se percebe detalhes de influência neoclássica na fachada.

As meninas resolveram me levar para fazer uma trilha por umas montanhas ao redor de Santa Bárbara. Fomos em carro até um certo ponto na estrada de onde seguimos à pé. Nos metemos por umas matas de árvores ressecadas e de galhos retorcidos e não muito altas. As montanhas eram como paredões que espremiam a cidade entre o mar e a rocha. Esta se ergue em forma de dentes escarpados de cor amarelo-areia. Subimos até uma plataforma que se debruça sobre a cidade e o mar com uma linda vista e ali descansamos um pouco antes de descer de volta.

Na seqüência seria pé na estrada pela deslumbrante Highway 1 rumo a San Francisco.