23 a 28 de Janeiro de 2013 – O Pacífico à vista!

Em Santa Bárbara, tinha contato de duas amigas, Lara e Marcella, que já haviam ficado na minha casa, no Rio. Aliás, foi com elas aqui em casa que rolou uma gravação de entrevista para o Fantástico, mostrando como funcionava o Couchsurfing. Por lá também conhecia o Mohamed (que também já havia sido meu hóspede), mas como já vimos, estava de rolé em New Orleans, onde o encontrei poucos dias antes. Em Santa Bárbara, ele morava num ônibus escolar, mas não foi dessa vez que me hospedaria no palácio ambulante. Então o plano passou a ser ficar apenas com as meninas.

Do alto no avião, passei por paisagens impressionentes de desertos, montanhas e canyons no interior dos EUA. Enquanto avançava em meio àquela imensidão, o sol também e o crespúsculo tingia toda aquela pintura lunar de alaranjado até lentamente despejar o preto sobre tudo. Cheguei ao aeroporto de Los Angeles à noite e já começou o problema. Minha mochila não apareceu e então fui reclamar no escritório da companhia, a US Airways. Tive de esperar pelo vôo seguinte, onde viria minha bagagem e fiquei lá pelo saguão acessando a internet… tava começando a entender a mensagem de que essa de voar não era meu caminho. E além disso, minhas economias já estavam se torrando. Quando chegou a mochila, peguei um ônibus que levava a um terminal em Santa Bárbara. Lá chegando, já era tarde da noite e chamei um taxista indicado por Lara. Cheguei à casa delas, onde moravam com outras meninas e finalmente descansei.

No dia seguinte, fui ao centro e dei uma volta pelas ruas. É uma cidade confortável com alguns traços da arquitetura colonial espanhola. Na verdade, a maior parte das construções é moderna e apenas com inspiração colonial e abrigando estabelecimentos comerciais modernos ou até luxuosos. Parecia parte da identidade da cidade esse perfil meio Ipanema, só que com um visu retrô. Prolonguei meu passeio até a praia, onde fiquei observando uns pássaros curiosos que vi por lá e fiquei caminhando a esmo. Ao final do passeio pela praia, entrei por algumas ruas e encontrei um mercadinho de orgânicos, comprei alguma coisa e corri pra pegar o busão, pois o último saía às 19h. À noite saímos para umas discotecas e bares.

IMG_4971

Neste dia fomos de carro com Mel, uma amiga das meninas, até a universidade e fomos caminhando pela vegetação costeira. Tivemos de pular uma grade pra entrar na área. Depois fomos pelos prédios da universidade, pois elas tinham algo a resolver por lá. Aproveitei e fui acessar a internet nos computadores que ficam disponíveis aos estudantes. Ao chegarmos, fizemos um jantar para os amigos.

IMG_4976

Também fomos uma boa galera de rolé a uma famosa igreja católica remanescente da época do domínio espanhol, a Misión Santa Barbara, uma bela igreja de estilo colonial. Parece que foi destruída umas duas vezes por terremotos (o último no início do século XX). Pode-se notar que foi reconstruída, pois se percebe detalhes de influência neoclássica na fachada.

IMG_5012

As meninas resolveram me levar para fazer uma trilha por umas montanhas ao redor de Santa Bárbara. Fomos em carro até um certo ponto na estrada de onde seguimos à pé. Nos metemos por umas matas de árvores ressecadas e de galhos retorcidos e não muito altas. As montanhas eram como paredões que espremiam a cidade entre o mar e a rocha. Esta se ergue em forma de dentes escarpados de cor amarelo-areia. Subimos até uma plataforma que se debruça sobre a cidade e o mar com uma linda vista e ali descansamos um pouco antes de descer de volta.

IMG_5034

IMG_5044

Na seqüência seria pé na estrada pela deslumbrante Highway 1 rumo a San Francisco.

Deixe um comentário

