“Sou tímido e espalhafatoso. Torre traçada por Gaudi” – 21 de Dezembro de 2012

Havíamos apenas dado umas voltas por Montpellier à noite e já seguimos para a Espanha. Chegamos a Barça já na madrugada e aí fizemos uma exploração noturna, desde as docas, passando pelo famoso passeio La Rambla, onde vimos os edifícios antigos com suas fachadas recheadas de arabescos na forma de desenhos com um toque rococó. Depois de rodar um bocado, voltamos pro carro e aí mesmo cochilamos até o dia seguinte.

Já de dia voltamos a passear por La Rambla e aí podemos ver melhor os detalhes das fachadas. Depois de um rolé, fomos à Sagrada Família, a grande e ainda inacabada obra de Gaudi. Ao se aproximar ao longe, a primeira impressão que se tem é de se estar diante de uma típica catedral gótica com suas torres apontando vertiginosamente aos céus. Mas apesar da clara influência, de perto, ao se perceber os motivos que adornam a fachada e a maneira como os próprios contornos do catedral estão desenhados, o espectador se vê absorvido em uma profusão de esculturas representando desde o nascimento à paixão de Cristo. Esculturas de estilo mais tradicional se mesclam a outras de traçado retilíneo modernista em meio a um emaranhado de adornos de vegetais e animais dos mais inusitados, como caracóis rastejando discretamente sobre as janelas. Na verdade, esta igreja teve sua construção sob a batuta de outro arquiteto que queria fazer simplesmente mais uma catedral neogótica, até que a obra passou às mão de Gaudi, que pirou no cabeção!

Quando fomos iniciar o passeio, Christophe se deu conta de que não tinha consigo sua câmera e supôs que havia perdido. Pensou que tivesse esquecido no obelisco perto da Rambla e para lá regressou, enquanto continuei a dar rolé em volta da Sagrada Família. Ele voltou depois desolado pois não a encontrou. Para tentar amenizar, lhe emprestei minha câmera, pois já havia feito minhas fotos.

Como dormimos pouco por termos ficado no carro, desperdiçamos pouco tempo pela manhã e nos deu tempo de explorar mais a louca arquitetura de Barcelona, como por exemplo a Casa Vincens, e ao fim do dia ainda ir ao surreal Parc Guell. Saímos a visitar outros prédios da cidade, e são muitos de autoria do mesmo Gaudi e outros arquitetos. Comemos umas chestnuts e camotes assados (batata doce). Já de barriga forrada, nos dirigimos ao Parc Guell, que fica perdido no topo de uma colina, como se fosse mesmo um mundo de sonhos perto das nuvens. Para chegar até lá pelas pirambeiras das ruas tem até umas escadas rolantes, que fazem te remeter a um lance meio “Stairway to Heaven”. À entrada do parque, fazem a recepção uma galeria de cactus, incluindo umas tunas, que vão conduzindo até um cume onde se destacam duas cruzes de pedra que guardam uma vista espetacular da cidade, incluindo a colossal Sagrada Família. De lá se vê também, uma grande casa, que tem estampados no telhado os dizeres “Okupa y Resiste!”. Provavelmente um squat de alguma galera libertária. Mais abaixo, se chega a onde estão as obras, que são ladrilhos multicoloridos, colunas em forma de ossadas, animais fantásticos adornando toda a área de convivência.

Saindo do parque, já era quase noite e agora, sim, chegava a hora da derradeira despedida com Christophe. Este camarada é um grande amante das artes e com ele foi possível compartilhar e aprender bastante sobre a grande quantidade de obras que encontramos pelo caminho. Antes de seguir de volta à França, nos deixou em um hostel que havíamos encontrado (aqui, apesar dos muitos pedidos que enviei, o Couchsurfing não funcionou). Era um hostel novo, chamado Sant Jordi e por isso a diária era de apenas €9, o que para termos de Europa é quase de graça…

Image

Anúncios

Um pensamento sobre ““Sou tímido e espalhafatoso. Torre traçada por Gaudi” – 21 de Dezembro de 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s